Planejando vir a Londres e sonhando em jantar com a rainha? Pois espere mais 10 anos e reserve uma mesa no Bellamy's. No último dia 21, Elizabeth quase provocou infartos na imprensa inglesa. Prestes a comemorar 90 anos, ela pegou sua bolsinha e saiu para jantar com a filha Anne e a prima, a princesa Alexandra. Da noitada, só restou uma mísera fotinho dela descendo do carro.
Segundo jornalistas daqui, a última vez em que a rainha trocou a vida palaciana por uma mesa comercial faz exatos 10 anos – no mesmo restaurante. O Bellamy's está longe de ser um dos endereços mais badalados da cidade ou de figurar nas listas estreladas. Mas fica no caro bairro de Mayfair e tem tudo do que a elite inglesa gosta: ambiente discreto, serviço correto e cardápio sem invencionices. Consta que Elizabeth pediu a musse defumada de enguia.
Confira a programação londrina no mês de abril:
2 de abril – Glenn Close em Sunset Boulevard
A atriz volta a interpretar Norma Desmond, a decadente estrela de cinema, no musical de Andrew Lloyd Weber (até 7 de maio).
4 de abril – Festival de Circo
Três semanas e quase cem apresentações de companhias contemporâneas inglesas e de fora do país em um teatro especial. O Roundhouse, de 1847, era um prédio usado para manutenção de locomotivas e correção de rota. Passou por diversas adaptações até se fixar como um espaço multiúso.
5 de abril – The Rolling Stones: Exhibitionism
Primeira exposição internacional sobre os 50 anos da banda. Ocupará dois andares da Saatchi Gallery e será a primeira a cobrar ingressos. A curadoria promete 500 originais dos Stones, entre instrumentos musicais, objetos de palco, figurinos, vídeos e diários pessoais de Mick Jagger e Keith Richards.
9 a 13 de abril – Ano-Novo Sikh
O Festival Vaisakhi, com shows de música e dança, deve reunir mais de 30 mil pessoas à beira do Tâmisa.
24 de abril – Maratona de Londres
A população lota as ruas para dar suporte aos 38 mil corredores. O charme está na chegada, quase na sacada da rainha, em frente ao Buckingham Palace. A vista vale a quilometragem.