Matheus Schuch

Matheus Schuch

Jornalista (PUCRS) e mestre em comunicação (UnB). Em Brasília, traz bastidores dos Três Poderes e analisa o cenário político. Já atuou como repórter multimídia do Grupo RBS na capital federal, em Porto Alegre e Caxias do Sul. Também tem passagens como setorista de Política e de Economia no jornal Valor Econômico e no Grupo Bandeirantes.

Programa de Desestatização
Notícia

Governo do RS apoia plano federal de concessão de estradas e sugere inclusão de mais uma rodovia

"É mais barato pagar o pedágio do que sofrer com a falta de investimento", defende vice-governador

Matheus Schuch

 A inclusão nesta quarta-feira (31) de sete trechos de rodovias no Rio Grande do Sul no Programa Nacional de Desestatização (PND) é o primeiro passo para a concessão à iniciativa privada. No Ministério dos Transportes, o objetivo é acelerar a elaboração de projetos para definir a modelagem para cada estrada e lançar os editais no ano que vem. O pacote foi bem recebido pelo Piratini. Em reunião com o secretário-executivo dos Transportes, George Santoro, o vice-governador, Gabriel Souza, também sugeriu a inclusão de mais uma rodovia, a BR-285, entre São Borja e Passo Fundo.

A concessão de estradas localizadas no Rio Grande do Sul à iniciativa privada faz parte de um pacote maior, em que o governo federal espera ampliar os canteiros de obras em diversas regiões do país, especialmente com foco no escoamento da produção agropecuária. O vice-governador solicitou que o Estado tenha assento nas discussões para assegurar que a modelagem de concessão assegure as obras necessárias e a conexão das estradas com outros modais.

— Recebemos de maneira muito positiva a inclusão destes trechos no programa de desestatização, queremos participar de maneira mais protagonista dos debates, incluir outros trechos e subsidiar o governo federal de outras informações para viabilizar a conexão intermodal — disse à coluna.

A cobrança de pedágio divide opiniões entre a população. Souza reconhece que a medida pode ser impopular, mas não enxerga outra maneira de viabilizar obras que são aguardadas há décadas no Estado. O vice-governador garante que estará atento a erros cometidos no passado para assegurar que os futuros contratos ofereçam retorno adequado às tarifas pagas pelos usuários. 

— É mais barato pagar o pedágio do que sofrer com a falta de investimento do Estado. Há modelos atualmente com novas tecnologias, com novas métricas de modelagem dos contratos, que oferecem preços proporcionais aos investimentos — defendeu. 

Além de discutir as futuras concessões, o governo gaúcho quer ser incluído no debate sobre o futuro do trecho sul da BR-116, concedido atualmente à Ecosul. A União avalia a possibilidade de prorrogar mais uma vez o contrato, mediante redução das tarifas e compromisso de obras no trecho. O contrato em vigor termina em março de 2026, quando também poderia ser realizada uma nova licitação. 

Rodovias do RS incluídas em programa de concessões:

  • BR-116/RS: trecho entre os entroncamentos da BR-470 e RS-354 (para Amaral Ferrador); 
  • BR-116/RS: trecho da 2ª Ponte sobre o Guaíba; 
  • BR-116/RS: trecho entre o Fim da Concessão (Ilha do Pavão) e o entroncamento da BR-290 (B) (para Arroio dos Ratos); 
  • BR-158/RS: trecho entre o entroncamento BR-158 (km 304) e 13ª Companhia Depósito de Armamento e Munição de Itaara; 
  • BR-158/RS: trecho entre os entroncamentos da BR-285 (para Panambi) e BR-392 (B) (Santa Maria); 
  • BR-290/RS: trecho entre os entroncamentos da BR-471 (Pantano Grande) e BR-392 (para São Sepé); 
  • BR-392/RS: trecho de acesso a Santana da Boa Vista até a BR-158(A)/287(A) (Santa Maria). 
GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Chamada Geral 1ª Edição

11:00 - 12:00