O lançamento do programa Voa Brasil, do governo federal, que visa reduzir o custo das passagens aéreas, será adiado para depois o Carnaval, de acordo com a assessoria de imprensa do Ministério dos Portos e Aeroportos.
Originalmente programada para 5 de fevereiro, a iniciativa teve sua data alterada devido a conflitos de agenda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou o comunicado, segundo o portal g1.
O programa pretende oferecer passagens a R$ 200 para aposentados e alunos do Prouni que não tenham viajado nos últimos 12 meses, abrangendo cerca de 20,8 milhões de aposentados do INSS e 600 mil estudantes. A possibilidade de expandir o benefício para outros grupos não está descartada, conforme o programa avançar, segundo o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
O Voa Brasil foi anunciado durante a gestão de Márcio França no Ministério dos Portos e Aeroportos e teve seu lançamento adiado várias vezes. França deixou o cargo em setembro de 2023 e agora lidera o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
O motivo do adiamento do programa Voa Brasil não foi fornecido pela assessoria do Palácio do Planalto, que afirmou que a questão é de responsabilidade do Ministério dos Portos e Aeroportos. A agenda do presidente Lula para as próximas semanas está sendo elaborada e será divulgada na sexta-feira (2).