O governo federal trabalha para concluir até sexta-feira (8) o edital da licitação da dragagem da Lagoa Mirim/Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul. O certame será publicado na próxima segunda-feira (11), data escolhida para um anúncio conjunto na cerimônia de inauguração do aeroporto binacional de Rivera. Uma comitiva de ministros sairá de Brasília para o evento, que também contará com a presença do governador Eduardo Leite e do presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou.
A dragagem é necessária para a criação de uma hidrovia ligando o Uruguai ao Brasil. Incluído no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto deve ter investimento de aproximadamente R$ 42 milhões e prazo de execução de 23 meses, segundo o Ministério dos Transportes.
A pasta informou que a licitação está na fase de instrução processual e ainda com dados restritos até que seja finalizado.
A ideia de ligar os dois países por uma hidrovia surgiu ainda na década de 1960. Entusiasta do projeto, o embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles, disse à coluna que a publicação do certame significa um grande avanço no projeto de integração regional.
— Estamos falando de algo crucial e muito importante. Estudos de demanda de carga haviam sido feitos por entidades oficiais de ambos os lados, agora apresentamos um estudo de demanda feito pelo setor privado uruguaio — relatou, explicando que o fluxo de cargas na região tem grande potencial.
As obras de dragagem são necessárias para a retirada de sedimentos do fundo d'água e liberação dos canais de navegação.
Conforme já antecipado em reportagens de GZH sobre a integração entre os dois países, a hidrovia está prevista para sair de um porto no Rio Tacuarí, no Uruguai, em região próxima da cidade de Rio Branco, que faz fronteira com Jaguarão, no Rio Grande do Sul.
O curso seguiria pela Lagoa Mirim, ingressaria em águas brasileiras e acessaria o Canal São Gonçalo, estreito aquático que faz a ligação entre as lagoas Mirim e dos Patos. Cumprindo o trajeto, a hidrovia, com extensão total de 220 quilômetros, chegaria até o Porto de Rio Grande. Ir ao terminal de Pelotas também seria possível.
O Ministério dos Transportes também não descarta que na próxima segunda-feira seja anunciado o edital para construção da segunda ponte entre Jaguarão e Rio Branco. O texto está sendo elaborado. A primeira licitação não teve êxito. A nova travessia deve ter 419 metros de extensão.