O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou na tarde desta segunda-feira (27) que pretende realizar um "esforço concentrado" para apreciar as recentes indicações ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) entre os dias 12 e 15 de dezembro. Pacheco convocou uma coletiva de imprensa minutos após o presidente Lula oficializar o nome de Flávio Dino para a vaga aberta no STF e de Paulo Gonet para o comando da PGR.
— Nossa intenção para todas as indicações é estabelecer esforço concentrado entre os dias 12 e 15 de dezembro. Não depende apenas da Presidência, é um esforço coletivo que envolve as comissões e as lideranças — anunciou.
Além das sabatinas de Dino e Gonet, o Senado precisa apreciar nomes indicados pelo governo para o Banco Central, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e para embaixadas do Brasil no Exterior.
Questionado por jornalistas, Pacheco evitou opinar sobre as escolhas de Lula. Ele já havia sido avisado anteriormente sobre as indicações, e nesta segunda recebeu uma ligação do presidente com o anúncio oficial.
Nesta semana, o presidente do Senado acompanhará o petista na comitiva oficial da COP-28, nos Emirados Árabes.