Com lançamento marcado para esta sexta-feira (11), a nova edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é mantida sob sigilo pelo Palácio do Planalto. A coluna teve acesso à lista parcial de empreendimentos no Rio Grande do Sul que estarão no programa. Uma das novidades envolve a inclusão do projeto para construção das alças de acesso da Ponte do Guaíba, além da conclusão das barragens Jaguari, em São Gabriel, e Taquarembó, em Dom Pedrito.
Principal aposta do governo para impulsionar o desenvolvimento com obras de infraestrutura, o PAC será lançado em cerimônia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Além do presidente Lula, diversos ministros participarão do anúncio. A cerimônia está prevista para começar às 10h.
A elaboração do PAC ficou a cargo da Casa Civil. As prioridades foram discutidas junto a lideranças de cada região, incluindo governadores e prefeitos.
No Rio Grande do Sul, também estão previstas para entrar no pacote a finalização da duplicação da BR-116 no trecho Sul, entre Guaíba e Pelotas; o término do viaduto da Scharlau, na mesma rodovia no trecho entre São Leopoldo e Novo Hamburgo; a extensão da BR-448 até Portão; a duplicação da BR-290 entre Eldorado do Sul e Pantano Grande; a construção de uma ponte ligando Porto Xavier a San Juan, na Argentina; além de uma nova ponte entre Jaguarão e Rio Branco, no Uruguai.
O Estado contará ainda com a previsão de novas unidades do programa Minha Casa Minha Vida. Já o projeto de uma hidrovia na Lagoa Mirim deverá ser previsto como parceria com a iniciativa privada.
Na área da saúde, Porto Alegre deverá receber a construção de Centro de Atendimento ao Paciente Crítico e Cirúrgico e do Centro de Apoio ao Diagnóstico e Terapia, ambos do Grupo Hospitalar Conceição (GHC).
O governo promete divulgar nesta sexta-feira a lista completa dos empreendimentos, a modelagem de cada um deles e o prazo previsto para cada projeto.