O primeiro leilão da Transpetro para aquisição de quatro navios de 15 a 18 mil toneladas só teve uma proposta, a da Ecovix, empresa que opera o Estaleiro Rio Grande. Conforme informações de mercado, há uma parceria, direta ou por subsidiária, com a McLaren. Outras 19 empresas estavam habilitadas.
O valor que consta nos documentos é de R$ 1,7 bilhão. No entanto, ao comunicar o resultado, a empresa de logística da Petrobras trata o resultado como "classificação preliminar". Ainda que não haja contestação, é praxe nesse tipo de processo que ocorra uma negociação do preço final.
A estatal acrescenta que "a concorrência segue agora para as próximas etapas por meio de sua comissão de licitação, que irá avaliar as propostas recebidas e dar continuidade ao processo até a homologação do resultado final".
Pelas regras da licitação, como explicou à coluna o presidente da Transpetro, Sergio Bacci, quem ganhar esta licitação vai construir os quatro navios. E não poderá participar das próximas.
Bacci também afirmou, na época, que as regras foram feitas para permitir que os estaleiros nacionais tivessem a mesma competitividade dos estrangeiros, porque não há exigência de conteúdo local. Encerrada essa etapa, a Transpetro não comenta resultados por entender que o processo ainda está em desenvolvimento.