Uma empresa de Caxias do Sul e outra da Alemanha se uniram para instalar uma fábrica na Serra, com investimento de R$ 30 milhões. De uma parceria entre a gaúcha Perfilline e a alemã Meva, nasce a Mevaline, que produzirá fôrmas para construções de concreto.
O CEO da indústria caxiense, Getúlio Fonseca, afirma que o sistema permite que casas sejam montadas em apenas um dia. A unidade terá cerca de 9 mil metros quadrados e 110 funcionários. As obras serão iniciadas em 2025.
No entanto, a venda de produtos da Mevaline já começa no próximo mês. Enquanto não ergue a nova indústria, a Perfilline mantém as operações da Mevaline em fábrica conjunta. Trata-se da entrada da Meva no país.
— A intenção dos alemães é que sejamos líderes no mercado brasileiro de fôrmas em cerca de dois anos. Hoje, ocupamos o terceiro lugar com a Perfilline, que também vai crescer, porque vai fornecer para a Mevaline. Será a sétima fábrica da Meva no mundo. Vai trazer para Caxias do Sul o que é produzido Coréia do Sul, na Índia e na China — afirma Fonseca.
Até fim de 2026, Mevaline planeja faturar cerca de R$ 250 milhões ao ano, com expansão para mercado da América do Sul e África.
*Colaborou João Pedro Cecchini