Na média, os preços dos aluguéis residenciais subiram 1,71% em maio. Conforme dados do Índice FipeZap, termômetro do mercado de locação, é a maior variação em 11 meses.
No acumulado desde junho de 2023, Porto Alegre tem alta de 15,68%, acima da média das capitais avaliadas pela pesquisa, que é 14,80%.
O custo por metro quadrado está em R$ 33,51, segundo menor do grupo. No entanto, em relação ao mês de maio, Porto Alegre teve o quarto maior crescimento.
Um dos fatores de risco é a demanda aquecida. Imobiliárias observaram aumento de até 67% na procura por aluguel residencial em Porto Alegre em maio. No período da enchente, ainda mais moradores da capital gaúcha buscaram imóveis para fugir das áreas de risco.
A rentabilidade do mercado em Porto Alegre (5,94%) também fica acima da média entre as cidades pesquisadas, de 5,89%. A pesquisa acompanha o preço médio de locação de apartamentos prontos em 25 cidades brasileiras, com base em anúncios online. Na capital gaúcha, o estudo inclui 9.478 imóveis.
*Colaborou João Pedro Cecchini