Aos poucos, os gaúchos retomam suas rotinas, e os abrigos voltados ao acolhimento de afetados pela enchente enfrentam baixa de voluntários.
A empresa Deskfy, de tecnologia para equipes de marketing, permite que seus funcionários dediquem até quatro horas da jornada ao voluntariado, sem alteração no salário.
A empresa tem 23 empregados no Estado, dos quais 11 aderiram ao programa. Para participar, o funcionário precisa comprovar a atuação, com foto e descrição das atividades realizadas.
— Precisávamos fazer alguma coisa. O voluntariado remunerado foi a forma que encontramos para ajudar, porque não adianta receber carretas com doações e não ter pessoas para descarregá-las — afirma Victor Dellorto, um dos sócios da Deskfy.
Para dar prioridade ao trabalho voluntário, a empresa aceitou até adiar o lançamento de produtos. Segundo o empreendedor, clientes e parceiros aprovam a iniciativa, apesar da prorrogação. O programa ocorre desde 6 de maio e não tem data para encerrar. Com investimento de R$ 300 mil, a Deskfy também ajuda abrigos a gerirem as redes sociais, oferecendo um software para trazer agilidade para divulgação de doações.
*Colaborou João Pedro Cecchini