O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço
Um evento online agendado para este sábado, reúne um grupo de empresários gaúchos e paulistas para propor o tema “Retomada RS: Caminhos para impulsionar os negócios do RS”. Além de ações que envolvem crédito, subsídios e suporte aos empregos, a iniciativa começa com uma confirmação paralela relevante para pensar o futuro e o presente da economia gaúcha, seja para os pequenos e médios ou para os grande negócios.
É que diante do cenário de mobilização para a necessária retomada da economia gaúcha e reafirmando o compromisso com o desenvolvimento da indústria do Rio Grande do Sul, os organizadores da Mercopar confirmaram a realização da 33ª edição do evento, que, este ano, acontecerá de 15 a 18 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul.
Considerada a maior feira de inovação industrial da América Latina, a iniciativa é promovida pelo Sebrae-RS e tem parceria da Federação das Indústrias do RS (Fiergs).
A organização lembra: a Mercopar é realizada de forma ininterrupta desde 1992 e nos mais diferentes cenários, ao longo de três décadas, cumpre o papel de conectar negócios e gerar oportunidades nas mais diversas cadeias produtivas da economia gaúcha. E mais do que nunca, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RS, Luiz Carlos Bohn, estará voltada para auxiliar na retomada e no fortalecimento dos negócios da indústria.
Em 2023, a Mercopar recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados os acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação. Foram 625 expositores e houve geração de R$ 563 milhões em negócios. Em termos de conteúdo técnico, foram 285 horas de atividades.