Localizado em Estrela, o centro de pesquisa e desenvolvimento da fabricante de embalagens Brasilata tem foco em aprimorar produtos e processos de fábrica. A unidade foi uma das responsáveis pela produção de R$ 1 bilhão atingida pela empresa em 2023.
O resultado representa um crescimento de 5,6% em relação a 2022. Com cerca de 1 mil metros quadrados, o centro de P&D em Estrela foi fundado em 2015. A equipe tem 23 profissionais e 112 projetos em andamento.
— Fazemos desenvolvimento de prototipagem de embalagens de aço e plástico. Também pesquisa e uso aplicado de diferentes matérias-primas para embalagens, desenvolvimento de projetos, processos e dispositivos de automação industrial e testes mecânicos e químicos — afirma João Tuma, diretor técnico da Brasilata.
No mercado desde 1955, a empresa é responsável pelo fornecimento de cerca de 50 mil toneladas de embalagens para aplicações como tintas, químicos e até para a indústria alimentícia. Além de Estrela, mantém plantas em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Goiás e em Recife.
*Colaborou João Pedro Cecchini