Com faturamento de cerca de R$ 322 milhões em 2023, a fabricante de produtos térmicos Termolar se responsabiliza pelos resíduos gerados pela sua produção, uma cobrança crescente que reflete os princípios da economia circular.
A indústria de Porto Alegre recicla as caixas de papelão utilizadas no transporte de seus produtos. Aplicada desde 2021, a iniciativa já reciclou 52 toneladas, ou cerca de 263 mil caixas.
Em parceria com a empresa Pólen, a Termolar ajuda a financiar a coleta, triagem e reinserção das caixas de papelão em novos ciclos produtivos.
— Acreditamos que as empresas precisam adequar seus processos para construir uma sociedade em que os impactos econômicos gerados sejam mitigados — afirma supervisora de meio ambiente da Termolar, Isadora Torres.
Chamado de logística reversa, o modelo busca reduzir o impacto ambiental, reconhecendo a responsabilidade das empresas pelo ciclo de vida das embalagens inseridas no mercado.
Com sede em Porto Alegre desde 1958, a Termolar produz cerca de 11 milhões de itens por ano. O lançamento mais recente da marca é uma coleção sobre o Mundial do Grêmio.
*Colaborou João Pedro Cecchini