Ao longo de 2023, a editora e distribuidora gaúcha Vitrola vendeu 1,5 milhão de livros. As vendas aconteceram em seus cerca de 3 mil pontos de vendas espalhados por Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, além de e-commerce próprio.
A Vitrola tem sede em Frederico Westphalen. Com 36 anos de atividades, a empresa está hoje entre as 10 maiores distribuidoras de livros do Brasil, vendendo as obras em pontos de vendas que incluem livrarias e papelarias, mas também supermercados, farmácias, restaurantes, cafeterias, conveniências e postos de combustíveis.
Em razão do destaque nas vendas de livros, a marca decidiu investir também em uma editora própria. Desde sua fundação, em 2020, cerca de 270 mil exemplares foram vendidos com o selo da editora Vitrola.
— É gratificante podermos olhar para o balanço de 2023 e enxergarmos avanços em nossos objetivos, tanto como distribuidora quanto editora, alcançando números expressivos de faturamento e comercialização de obras. Além disso, lançamos livros de diversos autores, o que muito nos orgulha — afirma Ramir Severiano, fundador e diretor da Vitrola.
A Vitrola credita o sucesso das vendas no ano passado principalmente à sua capilaridade estratégica, estando presente em diferentes locais, e às soluções em softwares desenvolvidos especificamente para o gerenciamento dos livros nos pontos de venda.
Para 2024, a empresa busca fortalecer o crescimento obtido no último ano e a continuidade do processo de expansão nacional, projetando vender 2,5 milhões de livros. Consolidada na Região Sul, a Vitrola espera, ao longo do próximo ano, a ampliação de pontos de vendas e maior alcance no mercado de São Paulo. No campo digital, calcula aumentar as vendas do e-commerce de 5% para 10% do total.
— Nossos objetivos estão alinhados ao que os consumidores procuram, queremos ter cada vez mais presença digital, mas sem esquecer dos pontos físicos, que ainda representam a maior parte de nossas vendas — complementa Severiano.
As atividades da Vitrola são centradas na distribuição e edição de livros. Contudo, a empresa também tem outros negócios, já implementados ou em fase de projetos, como a venda de itens de papelaria e brinquedos.
Fundada em 1987, a Vitrola iniciou sua atuação como locadora de filmes VHS. Além disso, também foi uma distribuidora de CDs e DVDs, até começar a trabalhar com a distribuição de livros em 2011. Hoje com cerca de cem colaboradores, a empresa tem também três livrarias franqueadas com sua marca, em Frederico Westphalen, Lajeado e Santo Ângelo.
* Colaborou Mathias Boni