O novo distrito industrial de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, já tem a primeira empresa instalada no local. É a R&I Pellets Wood, parte do Grupo Incobio, de Concórdia (SC), e parceira da VJ Rauber, com sede em Rio Pardo.
A instalação da fábrica no local é resultado de uma lei municipal de 2021 que autorizou a prefeitura a fazer a doação de terreno de 90 mil metros quadrados para a Incobio, com a contrapartida de a mesma gerar emprego e renda no município.
A implantação da R&I Pellets Wood teve início em janeiro de 2022, com investimento de aproximadamente R$ 40 milhões. Na primeira etapa, com um turno e meio de trabalho, deve produzir de 2,5 mil a 3,5 mil metros cúbicos por mês de madeira serrada e aplainada em forma de boards (tábua), além de 4,5 mil toneladas mensais de pellets de madeira.
Vai utilizar 15 mil toneladas de toras de pinus e cerca de 12 mil toneladas de serragem a cada 30 dias. A operação já tem 72 colaboradores, mas quando estiver produzindo a pleno, serão necessários pelo menos 160 colaboradores diretos.
O novo distrito industrial de Encruzilhada do Sul fica ao lado do Parque dos Olivais, na região leste da cidade. Conforme a prefeitura, o objetivo é atrair empresas e investidores.
— A R&I Pellets Wood é apenas a primeira das seis que chegarão para alavancar o crescimento econômico e o desenvolvimento — diz o prefeito Benito Paschoal.
* Colaborou Mathias Boni