O pacote de benefícios para a BYD inclui a concessão da área industrial da Ford, pela qual o governo baiano vai pagar R$ 220 milhões à Ford. Além disso, o incentivo fiscal chega a 95% do novo ICMS gerado.
Na cerimônia de lançamento, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou ainda que enviará à Assembleia um projeto para isentar de IPVA todo carro elétrico ou híbrido com valor de venda de até R$ 300 mil.
— A Assembleia está a postos pra votar todos os projetos enviados pelo executivo que vierem a incentivar essa fábrica — avisou o presidente da casa, Adolfo Menezes, em discurso.
O governador Jerônimo Rodrigues tem cerca de 45 votos praticamente garantidos dos 66 deputados estaduais. Além disso, a oposição não ousou criticar por dois motivos: primeiro, porque a BYD teve benefícios quase iguais aos da Ford, concedidos quando a oposição era governo. Segundo, porque a saída da Ford foi um baque tão grande no Estado que a atração de uma substituta virou agenda de todos.
O Estado da Bahia vai garantir repavimentação e segurança na área. Terminou? Ainda não: o governo estadual também se comprometeu a comprar veículos da montadora chinesa para uso no serviço público. E a BYD ainda vai usar as instalações do porto de Aratu.
O governo federal deu uma forcinha: Lula foi visitar a BYD na viagem à China, em abril, e está acenando com um “período” (indefinido) de manutenção da fruição dos benefícios fiscais — mesmo que a reforma tributária seja aprovada.
Em compensação, a BYD fala em ampliar as já gigantescas instalações da Ford, fazer um centro de inovação e tecnologia e não só manter, como reforçar, as outras instalações no Brasil.