Um projeto de duas empresas gaúchas já permitiu reciclar 1 milhão de quilos de embalagens plásticas em 10 anos de parceria. O Naturecycle, criado pela Plastiweber, de Feliz, e a fabricante de farinhas e bolos Orquídea Alimentos, permitiu que os pacotes da marca de Caxias do Sul sejam unidos em fardos por um filme com 100% de conteúdo reciclado.
Em breve, outro filme, com 60% de conteúdo reciclado, será usado para colocar em fardos os pacotes da linha de massas.
O projeto baseado em educação ambiental e na expansão da circularidade do plástico, foi destacado na 17ª edição do prêmio Grandes Cases de Embalagem, que reconhece iniciativas em todo o território nacional.
— Desenvolvemos uma embalagem secundária com 100% de PCR, o que é uma excelente alternativa para empresas do setor alimentício que buscam atingir suas metas ESG. O prêmio consagra o caminho que traçamos para chegar a diferentes setores na indústria com soluções sustentáveis e de alta performance. A parceria com a Orquídea nos orgulha, não só pelos resultados, mas pelo impacto ambiental positivo que gera — afirma o CEO da Plastiweber, Moisés Weber.
O Naturecycle entrega embalagens certificadas feitas com até 100% de plástico reciclado pós-consumo, desenvolvidas a partir de materiais entregues por cooperativas, escolas, instituições, empresas e população. Ao todo, já evitou o descarte de cerca de 2,6 mil toneladas de plástico no ambiente, e volume de cerca de 119 milhões de embalagens recuperadas.
Conforme a Plastiweber, os recursos obtidos com os resíduos coletados por meio das iniciativas do programa são revertidos para projetos socioambientais dentro das próprias escolas, cooperativas e instituições participantes do projeto.
— A Orquídea orgulha-se de ter entre seus fornecedores empresas preocupadas com o futuro, alinhadas a seu propósito, e que fornecem produtos que cumprem seu papel de um forma muito mais sustentável, reduzindo consumo de petróleo e emissão de gases, ajudando na conservação dos recursos naturais, melhorando a qualidade de vida das pessoas com o aumento de empregos indiretos em cooperativas — destaca a supervisora de suprimentos da Orquídea, Daiane Marcante.
* Colaborou Mathias Boni