Empresas e entidades gaúchas e até de fora do Estado seguem reforçando a corrente de solidariedade para ajudar as pessoas afetadas pelas enchentes que atingiram o Estado. Ainda bem, já que a ajuda oficial tarda a chegar.
A coluna, que mantém uma seção chamada ESG na Prática, em referência à sigla em inglês para os princípios de governança corporativa, social e ambiental, lembra que o "S" não pode ser mudo. Aassim como ações de preservação e profilaxia ambiental são urgentes, diante da emergência climática o bem-estar das comunidades onde negócios atuam precisa ser abordado com seriedade.
Nesta semana, a distribuidora de gás natural Sulgás - hoje controlada pela Compass - destinou 300 cestas básicas para a defesa civil de Porto Alegre. As doações atenderão as famílias atingidas pela cheia do Guaíba na região das ilhas e no sul da cidade. A companhia ainda entregou 1,5 mil telhas para moradores de Canoas e doou 2 mil kits de higiene pessoal e outros 2 mil kits de limpeza para os atingidos pelo ciclone no Vale do Taquari.
O plano emergencial do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) - parte do sistema Fiergs - no Vale no Taquari incluiu 1,3 mil bens doados. Conforme balanço feito nesta semana, houve envio de unidades móveis, kits odontológicos e equipes de saúde mental para acolhimento, com apoio das secretarias de Saúde do Estado e dos municípios, Ministério da Saúde, secretarias de Assistência Social e da ONG Médicos Sem Fronteiras.
A Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais arrecadou 107 toneladas de doações - alimentação, vestuário, higiene e limpeza - entregues à Defesa Civil do Estado, e outras 8 toneladas à da Capital, em uma primeira fase da campanha do Banco de Alimentos. E, como a coluna considera necessário, há outra fase de arrecadação neste mês, com recolhimento de alimentos, materiais de higiene e limpeza, eletrodomésticos, mobiliários, cobertores e colchões, equipamentos cirúrgicos (hospitais).
Outra prestação de contas da ajuda veio dos shoppings da rede Iguatemi no Estado. A ação que ocorreu de 15 a 30 de setembro, arrecadou 2,3 toneladas em produtos de higiene e limpeza, roupas, calçados, cobertores e alimentos não perecíveis. As doações estão sendo repassadas às instituições que assistem os atingidos pelo desastre. Também foram entregues R$ 122.691,05 para a recuperação das regiões afetadas, fruto da doação de 100% da receita líquida de um dia do estacionamento dos três empreendimentos da rede no RS.
* Colaborou Mathias Boni