Uma das iniciativas do governo do Estado que pode ajudar reforçar a cadeia gaúcha de transformação petroquímica, pressionada pela concorrência de transformadores que se instalaram na Zona Franca de Manaus, é a atração de uma indústria para o Rio Grande do Sul.
Conforme o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, as negociações foram retomadas depois da transferência de controle da Corsan, porque o que atrairia esse projeto ao Estado é a perspectiva dos investimentos da Aegea, a nova controladora.
— Estamos negociando com uma grande empresa, a partir da privatização da Corsan, que vai fazer um investimento bilionário no Estado e precisarpa de muito insumo, muita matéria-prima, como PVC e cloro. Esse investimento associado à privatização tem peso para atrair uma empresa para o Estado — disse Lemos.
Como todo novo investimento no Estado, este poderia contar com incentivos do Fundopem, que permitem reter parte da arrecadação do novo ICMS gerado por determinado tempo. A coluna, claro, quis saber que empresa seria, mas o secretário afirmou que as tratativas ainda são sigilosas:
— Estamos trabalhando para o desenvolvimento da indústria química porque, na medida em que consigo transforma a matéria-prima do pol, gero negócios para o próprio polo. Não podemos aceitar que a Braskem aceite pagar para tirar matérias-primas daqui porque não há aproveitamento no RS.
A produção de cloro para purificar a água não passa necessariamente pelo polo petroquímico, mas o PVC - um dos materiais mais usados em encanamento, portanto essenciais para saneamento, que conforme a nova legislação do setor, deve chegar a 99% dos gaúchos até 1033 - precisa de eteno, principal produção da Braskem no Estado. Caso as negociações sejam bem-sucedidas, pode representar um oportunidade para o Estado. Lemos representou o governador Eduardo Leite em visita institucional feita na manhã desta segunda-feira (14) ao polo de Triunfo, com participação de dezenas de deputados estaduais, federais, e outros representantes do Piratini.
Leia mais na coluna de Marta Sfredo