A empresa que produz o mais vendido guaraná gaúcho, a Fruki, já está começando a preparar sua festa de aniversário em 2024. Afinal, serão os primeiros cem anos do negócio familiar hoje comandado por Aline Eggers Bagatini.
A fórmula da bebida que representa cerca de 70% da produção da indústria de Lajeado foi definida pelo pai de Aline, Nelson Eggers, que segue dando expediente na empresa. A empresa produz ainda cinco outros sabores de refrigerante, a mineral Água da Pedra e a cerveja Bella Vista.
Uma das histórias que Nelson gosta de contar, e Aline, de repetir, é a do célebre "guaraná verde". Nos testes para chegar à fórmula ideal, o empresário misturava, experimentava, e parecia tudo certo. Mas quando fazia a inspeção visual, o guaraná estava... verde. Depois de quebrar a cabeça sobre o mistério, ele descobriu: na parede em frente à qual ele posicionava o líquido, havia um quadro verde, semelhante aos usados em escolas. Ou seja, era apenas um reflexo.
Também faz parte da história o "merchandising" acidental de 2011, quando o então jogador de futebol inglês David Beckham foi flagrado com uma lata de Fruki ao sair de um restaurante nos Estados Unidos (clique aqui para saber os "bastidores" dessa história narrados por Eggers em entrevista à coluna).
E assim como cultiva as histórias do passado, a Fruki projeta seu futuro. Está quase pronta uma nova unidade, a poucos quilômetros da fábrica de Lajeado e também sobre a BR-386, só que no município de Paverama. Concebida para ser uma fábrica de cerveja, vai acabar recebendo parte da produção que hoje superlota as instalações atuais. Assim, pode garantir que não vai faltar guaraná gaúcho.
Ah, e quer saber o segredo da produção? Tem de assistir ao vídeo.