O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço
Nascido dentro do Grupo Monetarie, o MonBank é o mais novo banco digital no mercado. Com DNA gaúcho, a instituição quer crescer com foco nas empresas.
O Grupo Monetarie, com sede em Porto Alegre, tem cerca de 30 anos de experiência em análise e gestão de crédito. Em 2021, ingressou com pedido de licença no Banco Central para atuar como banco digital.
Assim nasceu o MonBank, que está em operação há quatro meses e já oferece empréstimos consignados público e privado, financiamentos, antecipação de recebíveis, conta Escrow, emissão de CCB e toda uma linha de produtos voltadas ao mercado financeiro. A meta dos administradores é chegar até o fim do ano a 200 mil contas.
— Nosso foco é priorizar contas de empresas, pessoas jurídicas, oferecer serviços e soluções para empresas como capital de giro, máquina de cartão de crédito, cartão de crédito, sempre aliando e entregando rentabilidade para o nosso cliente e para nossos investidores — destaca o CEO do Monbak, Renato Bayer.
Apesar do foco prioritário na pessoa jurídica, o MonBank também atende pessoas físicas, tanto que a instituição aposta também nos empréstimos com garantia do FGTS. Atualmente, o MonBank possui aproximadamente R$ 20 milhões em empréstimos, sendo que somente 20% desse capital é terceiros.