O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço
Como forma de dar um novo destino para uniformes usados que iriam para o lixo, a UnidaSul, holding gaúcha que administra marcas como o Rissul e o Macromix Atacado, criou um projeto para dar uma melhor destinação aos resíduos têxteis. Os uniformes antigos começaram a ser transformados para reutilização como esfregões de limpeza, os chamados “mops”.
As primeiras peças do projeto foram recolhidas em dezembro de 2022 e encaminhadas para uma empresa especializada, responsável por descaracterizar, triturar, desfibrar o tecido antigo e fiar um novo, usado posteriormente na fabricação dos utensílios de limpeza. No total, foram utilizados 300 quilos de tecido e produzidos 2.040 mops, que já estão em uso nas áreas internas da matriz, em Esteio.
— Entendemos que esta iniciativa é muito importante, porque reduz de forma prática o volume de resíduos gerados, fortalecendo as nossas iniciativas de logística reversa. Além disso, promove e fortalece a cultura da sustentabilidade dentro da empresa — destaca a gestora de Recursos Humanos da UnidaSul, Rosângela Mariano.
Neste projeto piloto, por enquanto estão sendo usados apenas materiais recolhidos na matriz, mas já há planos para ampliar a abrangência do projeto para outras unidades e até mesmo criar outros produtos além dos mops. Segunda Rosângela, a redução nos custos de aquisição dos esfregões chegou a 34%.