A Loft, startup especializada na compra e venda de imóveis, vai utilizar inteligência artificial para ajudar clientes interessados em adquirir uma casa ou um apartamento.
A tecnologia, segundo a proptech, será usada para responder perguntas sobre os imóveis e seu entorno, o que ajudará potenciais compradores a avaliar as características da unidade e a estrutura de serviços e a acessibilidade do bairro.
— Estamos estudando diferentes possibilidades para ir além do uso óbvio da ferramenta em nosso mercado, que é o de auxiliar os agentes imobiliários na criação de descrições melhores e mais detalhadas dos imóveis — explica Marcio Reis, vice-presidente da área de produtos da Loft.
Em outra iniciativa, mais avançada, a startup está testando o uso do ChatGPT em processos de análise jurídica para avaliar os riscos envolvidos na compra e venda de um imóvel. O departamento jurídico está "ensinando" a ferramenta a analisar certidões e demais documentos públicos do imóvel e dos vendedores para identificar possíveis pendências, como matrícula desatualizada. Paralelamente, a tecnologia também está sendo "treinada" para apontar soluções às pendências encontradas.
— Os primeiros testes apontam que é possível reduzir o tempo de execução dessa tarefa em 66%. A ferramenta faz a leitura dos documentos e gera uma prévia de resultado, que é revisada por um advogado. Estamos lidando com uma tecnologia nova, então ainda é necessária e recomendada uma validação humana — destaca Reis.
* Colaborou Mathias Boni