No ainda conservador Rio Grande do Sul, é comum que negócios passem de pai para filho, menos que a sucessão ocorra de mãe para filha. Foi o que ocorreu na HappyHouse, empresa gaúcha com 23 anos de atuação em marketing interno (endomarketing).
Aos 27 anos, a administradora Andressa Brum assume o cargo de sua mãe e fundadora da agência, Analisa de Medeiros Brum. No primeiro ano, vai se dedicar à estruturação do modelo de negócio da empresa mesclando agência, consultoria e treinamento focados na "jornada do colaborador" nas empresas.
Para o segundo e terceiro anos da nova gestão, a meta é expandir o negócio, atingindo um crescimento de 50% no faturamento até 2025. Para isso, neste ano, serão feitos investimentos nas áreas de recursos humanos e negócios.
— Os números são imprescindíveis, mas também é certo que a Happy sempre buscará um crescimento saudável, com o objetivo de sermos felizes nas nossas relações, tanto com os colaboradores quanto com nossos clientes — diz Andressa.
A nova CEO vai gerir a empresa ao lado da sócia Cristiane Mallmann, que está na agência desde o início e assume o cargo de diretora de operações. Apesar da passagem "de mãe para filha", a fundadora sustenta que a ascensão foi definida por méritos da administradora:
— Ela é muito preparada, está na Happy há 11 anos e passou por todas as áreas. Tem a juventude e a energia para o crescimento.
Andressa ingressou na empresa aos 16 anos, no setor de atendimento. Aos 19, fez uma imersão no Vale do Silício, conhecendo empresas como Google, Intel e PayPal. Depois, migrou para o setor de planejamento. No final de 2019, tornou-se sócia e diretora de operações. Em 2021, assumiu a diretoria de negócios.
Desde o final de 2022, a Happy conquistou contas como Aura Minerals, com unidades no Brasil e no México), Santista (incluindo Argentina), Aegea, Grupo Edson Queiroz, Bracell e Banco do Brasil. Também fortaleceu a área chamada "employer branding", assumindo as páginas de carreira nas redes sociais de marcas como Gol, Localiza e Renner. A Renner foi a primeira cliente, quando tinha apenas 24 lojas, há 23 anos, e permanece até hoje, com mais de 600 lojas.
* Colaborou Camila Silva