Ao dar voz a empreendedores de Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra, além do alto preço dos ingressos nos parques nacionais da Serra Geral e dos Aparados da Serra, apareceu outro obstáculo ao turismo local: o mau estado das estradas de acesso aos cânions.
Por isso, a coluna procurou o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), que confirmou que as obras da ERS-427 ainda não começaram.
Por meio da assessoria de imprensa, o Daer afirmou que foi necessário superar "uma série de entraves" no Ibama e no ICMBio para obter licença ambiental para atuar no trecho. Em seguida, resgatou um contrato antigo para viabilizar a execução.
Entretanto, houve questionamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) com relação ao contrato, já respondidos pelo Daer. No atendimento da solicitação, foi mantido o contrato atual, ante uma nova licitação. Mesmo assim, ainda aguarda uma decisão do TCE sobre o tema. Segundo o órgão responsável pela obra, o projeto do trecho "foi atualizado para ficar apto a ser executado".
A ERS-427 liga o centro de Cambará do Sul e a entrada do parque Aparados da Serra, onde fica o cânion Itaimbezinho. A coluna insistiu com o Daer na definição de uma previsão para o início das obras, mas até o horário de publicação dessa nota, ainda não havia respondido.
* Colaborou Camila Silva