A primeira edição da Brazilian Footwear Show (BFShow), feira organizada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a NürnbergMesse Brasil, ocorre só em novembro. A nove meses do evento, 85% do espaço disponível para expositores já está reservado.
Conforme a coluna adiantou, o anúncio de que a Abicalçados iria organizar feiras setoriais própria gerou polêmica e chegou a ser alvo de apuração do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Segundo o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, a criação do projeto foi uma demanda dos próprios empresários, que ganhou força em 2020:
— Antes de lançarmos oficialmente, ouvimos, além das indústrias, os lojistas brasileiros sobre a percepção das feiras físicas em um cenário pós-pandemia. Será um evento feito pela indústria para o varejo, abrangendo todas as demandas e anseios do mercado, que busca uma mostra com otimização de custos, transparente e focada em negócios.
O evento será entre 21 e 23 de novembro, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre. Parceira na BFShow, a NürnbergMesse Brasil é uma subsidiária do Grupo NürnbergMesse, que organiza cerca de 120 feiras e congressos, dos quais 14 no Brasil.
— A expectativa para a primeira edição da BFShow é muito boa, principalmente pelo que podemos sentir nos polos calçadistas visitados no ano passado — afirma João Paulo Picolo, CEO da NürnbergMesse Brasil.
— O setor aderiu à ideia de ter uma feira democrática, realizada e gerida pelas indústrias de calçados. Será um evento focado em negócios, com auditoria dos números apresentados — diz Ferreira.
* Colaborou Camila Silva