O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço
Com sede em São Leopoldo, a F1 Commerce se tornou a responsável pelo fornecimento de sistemas de e-commerce para os clientes da Sankhya, uma das maiores provedoras de ERP (soluções integradas de gestão corporativa) da América Latina. Segundo a empresa gaúcha, a meta deste ano é crescer 20% somente a partir da atuação junto à Sankhya.
Ao assumir a loja virtual da provedora de ERP, a F1 cuidará de toda a base já instalada e buscará novos clientes próprios. CEO da F1 Commerce, Eduardo Oliveira pontua que a empresa oferece "recursos necessários para cada modelo de negócio". Isso inclui gestão de frete, políticas comerciais flexíveis e multi-catálogo de produtos:
— Somamos à parceria a experiência de quem já mantém mais de 600 lojas virtuais operantes para centenas de clientes dos mais diversos portes e segmentos, entregando recursos para o gerenciamento simplificado das diversas variáveis envolvidas no processo de venda entre empresas, com a plataforma especialista em e-commerce B2B (negócios para negócios na sigla em inglês).
Para Breno Riether, Chief Growth Officer (Diretor de Crescimento) da Sankhya, a experiência de mercado da F1 foi fundamental na escolha da empresa. Além disso, pesaram na decisão os resultados recentes, que em 2022 apuraram alta de 60%, ante o período anterior.
O e-commerce é um dos segmentos que mais cresce no país. Em relação ao período pré-pandemia, o setor teve aumento de faturamento estimado em 785% só nos cinco primeiros meses de 2022, e até 2025 a projeção indica que a taxa anual fique na casa dos 18%.
— Os dados mostram o potencial deste mercado, tendo em conta que, só no primeiro semestre deste ano, esta área movimentou R$ 73,5 bilhões no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Nisso, a fatia do B2B, foco da nossa parceria com a Sankhya, tem alta relevância: as vendas neste canal aumentaram 62% no Brasil nos últimos dois anos, segundo dados da McKinsey — finaliza Oliveira.
* Colaborou Camila Silva
Leia mais na coluna de Marta Sfredo