A edição 2022/2033 do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, anunciada na quinta-feira (28), inclui duas estreias gaúchas: a da gigante calçadista Grendene, que produz marcas como Melissa, Rider e Ipanema, e a SLC Agrícola, uma das maiores produtoras de grãos do país.
O ISE é um indicador do mesmo tipo do Ibovespa, ou seja, destinado a medir o desempenho médio das cotações de ativos de empresas. Reúne apenas as selecionadas por "reconhecido comprometimento com a sustentabilidade empresarial", baseado no critério de que as práticas práticas ESG (governança corporativa, social e ambiental) contribuem para a perenidade dos negócios. Para entrar na lista, as empresas são avaliadas por critérios técnicos, em processo com participação de ABC Associados, KPMG e RepRisk.
Neste ano, a relação aumentou de 47 para 70 empresas. Entre os estreantes, há uma terceira gaúcha, a Irani Papel e Celulose. A quarta integrante do Estado, Lojas Renner, continua listada. Conforme a Grendene, sua inclusão da lista se deve ao contínuo investimento para reduzir o impacto ambiental de suas atividades. Esse trabalho contempla desde a escolha da matéria-prima ideal até a avaliação do ciclo de vida dos produtos.
Entre os destaques da calçadista, estão bons desempenhos ambientais em redução de consumo de água e energia elétrica, emissões de gases de efeito estufa e geração de resíduos em relação a outras indústrias calçadistas avaliadas sob as mesmas condições. Os dados estão baseados em estudo da Unisinos. No caso da SLC Agrícola, as práticas de ESG da empresa incluem sistema que utiliza micro-organismos e parasitas naturais para combater pragas na lavoura, em vez de agrotóxicos.
O ISE 2022/2033
Aeris, AES Brasil Energia, Aliansce Sonae, Ambev, Ambipar, Americanas., Arezzo, Azul, B3, Banco do Brasil, Banco Pan, Bradesco, Braskem, BRF, BTG Pactual, CCR, Cemig, Cia Brasileira de Alumínio, Cia Brasileira de Distribuição, Cielo, Cogna Educação, Copel, Cosan, CPFL, CTEEP, Dexco, Diagnósticos da América, Ecorodovias, EDP, Eletrobrás, Eneva, Engie, Fleury, Gafisa, Grendene, Guararapes, Hypera, Iochpe Maxion, Irani Papel e Embalagem, Itaú Unibanco, Itausa, Klabin, Light, Lojas Renner, M. Dias Branco, Magazine Luiza, Marfrig, Minerva, Movida, MRV, Natura, Neoenergia, Raia Drogasil, Raízen, Rede D’Or, Rumo, Sanepar, Santander, Santos Brasil, Sendas, Simpar, SLC Agrícola, Suzano, Telefônica, Tim, Usiminas, Vamos, Via, Vibra e Weg.