Com história na formação de jovens empreendedores, a Junior Achievement Rio Grande do Sul lançou o movimento RS+Empreendedor. A meta da organização não governamental (ONG) especializada em educação financeira e empreendedorismo para 2023 é alcançar 80 mil jovens gaúchos com o programa.
Os participantes da Junior Achievement (JA) estão nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Neste ano, atendeu a cerca de 40 mil pessoas, das quais 89% em situação de vulnerabilidade social.
— Nosso sonho é ter um Estado mais empreendedor. Acreditamos que é possível, porque somos frutos da Junior Achievement — afirma o presidente do conselho da Junior Achievement no Rio Grande do Sul, Rafael Figueira Severo.
A organização tem 27 programas com diferentes cargas horárias, que vão de duas a 300 horas. Durante os 27 anos de atividades no Brasil, atuou com mais de cinco milhões de jovens, sendo mais de um milhão no Rio Grande do Sul.
Muitos empresários apoiam a iniciativa, como Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau), José Renato Hopf (4All), Francisco Ruiz-Tagle (CMPC), Péricles Druck (Habitasul), Wilson e William Ling (Évora), Marcelo Schiavon (Unifertil) e Bruno Zaffari (Belmondo).
* Colaborou Mathias Boni