Especializada em programas de empreendedorismo e educação financeira para jovens, a Junior Achievement Rio Grande do Sul (JA-RS) vai fechar 2021 com seu melhor resultado em seis anos.
Ao longo de 12 meses, emitiu 15 mil certificados de atividades.
A organização não governamental (ONG) ajuda jovens em três pilares: educação empreendedora, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho. Entre os cursos que oferece, os mais procurados são futuro do trabalho, vantagens de permanecer na escola, meu dinheiro, meu negócio, miniempresa e JA Startup.
Fundada em 1919, nos Estados Unidos, a associação tem como objetivo despertar o espírito empreendedor dos jovens ainda na escola. Aos poucos, foi se espalhando para outros países. No Estado, atende crianças e jovens de sete a 24 anos há 26 anos. Presente em 150 municípios, já beneficiou 500 mil pessoas. Desse total, 85% são alunos da rede pública ou atendidos por organizações assistenciais.
Entre os parceiros da iniciativa estão o Sebrae, o Senac e a Federasul. Escolas e outras organizações podem solicitar cursos gratuitos por meio do e-mail contato@jars.org.br.
* Colaborou Camila Silva