Um dos roteiros turísticos mais concorridos do país, o Vale dos Vinhedos agora está mais conectado à mobilidade elétrica. No estacionamento do Centro Comercial Parque dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, foi instalada uma estação de recarga de veículo elétrico para utilização do público.
Já em funcionamento, a unidade tem acesso facilitado pela estrada principal do vale, perto de lojas de conveniência e serviços, em um dos eixos que mais recebem turistas na Serra Gaúcha.
Esse novo ponto no Vale dos Vinhedos é a quarta estação de recarga da primeira rota elétrica do Rio Grande do Sul, liderada pela Magnani Luz e Energia, com matriz em Caxias do Sul e filial em Torres.
A estação foi implantada a partir de parceria entre a empresa que capitaneia o projeto e municia tecnicamente o ponto, a Gasperin Pilatti Construções e a Sicredi Serrana, que ingressam no projeto como patrocinadoras.
— A mobilidade elétrica faz parte de um contexto mundial de transição energética para a descarbonização do planeta, e a infraestrutura de estações de recarga é fundamental para esse avanço— destaca Carlos Magnani, diretor de eficiência energética da empresa de mesmo sobrenome.
O carregamento na estação, que também pode atender motos e bicicletas elétricas, é realizado de forma gratuita, ao menos por enquanto. As outras estações de recarga elétrica da rota estão localizadas no Café Tainhas, parada tradicional de quem se dirige ao Litoral Norte pela Rota do Sol, na Casa Fagundes, no distrito de Vila Cristina, em Caxias do Sul, e no Cantinho do Pescador, em Torres.
Ainda em novembro, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul inaugura sua estação de recarga elétrica, ocupando o quinto ponto em endereços estratégicos. As operações da Magnani em Caxias do Sul e em Torres também oferecem pontos de recarga para veículos híbridos e elétricos.
* Colaborou Mathias Boni
Leia mais na coluna de Marta Sfredo