O mascote uruguaio na Copa do Mundo de 2022 será produzido no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (14), a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) faz a apresentação formal da "Botija", a simpática garrafinha térmica que representa a paixão dos uruguaios pelo mate.
Desde que "Botija" ainda era uma das concorrentes na escolha pública que culminou com sua escolha, a Termolar, maior exportadora de garrafas térmicas do Brasil, percebeu a possibilidade de associar sua marca ao mascote. Ao ser confirmada, a indústria de Porto Alegre venceu concorrência internacional e fez uma negociação para dar vida ao mascote.
Assim, a garrafa térmica R-Evolution, um dos carros-chefe da marca gaúcha, ganhará decoração com referência à "Botija", e será companheira da seleção uruguaia no Catar. Para a Copa do Mundo de 2022, serão fabricadas 1,2 mil garrafas R-Evolution com a nova decoração. A Termolar ainda não decidiu se colocará ou não à venda essa versão.
— Quando falamos no Uruguai, é impossível não pensar nas semelhanças culturais com o Brasil, principalmente com o Sul, local de gente que gosta de se comunicar e perpetuar rituais como a roda de mate e um bom churrasco. O hábito de carregar a térmica por lá é muito forte, e a Termolar tem reconhecimento de destaque. A "Botija" ser Termolar reforça essa relação tão forte — explica Natalie Andrizzo, presidente da empresa.
A conexão com o Uruguai está na origem da Termolar. A empresa foi fundada em 1958 por Jorge Carlos Ardrizzo, que voltou do Uruguai em 1947 e convidou seu amigo de infância Leon Spalter, nascido em Montevidéu, para ser seu sócio. Atualmente, tem 15 famílias de produtos e cerca de nove milhões de itens produzidos por ano.
* Colaborou Mathias Boni