Com o aumento de público permitida pelo arrefecimento da pandemia nos últimos meses, o setor de restaurantes e bares vem mostrando recuperação no Rio Grande do Sul.
Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RS) mostram que 63%, ou seja, seis em cada 10 tiveram lucro em julho passado. É o maior percentual do ano no Estado, e superior aos 45% da média nacional. O estudo mostra também que apenas 10% dos locais pesquisados registraram prejuízo no período, e outros 27% trabalharam em equilíbrio.
— Recebemos uma injeção de ânimo vendo o crescimento do faturamento e das contratações na pesquisa. Estamos em consistente retomada — afirma João Melo, presidente da Abrasel no Rio Grande do Sul.
Os dados da pesquisa confirmam a percepção da coluna, que teve visto grande movimento de abertura de novas unidades. A pesquisa também mostra como o cenário mudou no último ano. Entre os entrevistados, 73% afirmam que o faturamento de julho de 2022 foi melhor que no mesmo mês em 2021.
— O setor vive um momento de melhora e a tendência para os próximos meses é de bom movimento, porque é uma época de festas. Vem eleições, Copa do Mundo, depois Natal. É uma época festiva que as pessoas vão para rua e tendem a consumir mais — avalia Melo.
Essa projeção gera aumento na expectativa de contratações nos próximos meses. Segundo a pesquisa da Abrasel, 34% dos estabelecimentos pretendem contratar novos funcionários até o fim deste ano.
— Esse aumento no número de vagas é uma necessidade que o setor sempre teve. Com a pandemia, muitas empresas foram obrigadas a demitir, e o pessoal sempre demora a recontratar quando volta o movimento, para ver se consolida. Isso está se confirmando, e agora é hora de recontratar para o final do ano — afirma Melo.
* Colaborou Mathias Boni