
Fundada em Porto Alegre no ano de 1871, portanto há 151 anos, a Masson assumiu todas as operações de outra tradicional rede porto-alegrense do segmento, a Óptica Confiança.
As duas marcas já eram administradas pelo mesmo grupo desde 1999, quando a Masson, após chegar a ter 26 lojas pelo Brasil e fechar em 1994, foi arrematada em leilão pelos administradores da Óptica Confiança, fundada em 1969, também em Porto Alegre.
Desde então, por pouco mais de 20 anos, as duas redes funcionaram de forma independente. Em 2019, contudo, Gustavo Maia, CEO do grupo que administra as duas marcas, começou a formular a mudança de estratégia.
— Estamos projetando essa transformação há pelo menos três anos, pois chegamos à conclusão que valeria mais a pena concentrar esforços em uma marca só em vez de trabalhar duas no mercado. Então, iniciamos esse projeto de realinhamento e unificação de propósitos que agora estamos concretizando — explica.
A marca da Confiança será reformulada e deverá ser relançada em 2023 com nova proposta. Já a Masson passa a operar seis lojas, espalhadas por cinco cidades: Porto Alegre (Centro e Shopping Iguatemi), Canoas, Gramado, Canela e Novo Hamburgo, as duas últimas com as trocas de bandeiras previstas para se concretizar em outubro.
Outra das operações que a Masson assumiu da Confiança é a loja que fica na avenida Salgado Filho, no Centro Histórico de Porto Alegre. Esse retorno, destaca Gustavo, é simbólico porque, perto dali, na esquina das ruas Andradas e Marechal Floriano, é o local a Masson nasceu, no século retrasado, e funcionou por várias décadas.
— A Masson do Centro era uma loja icônica e que foi uma grande referência comercial de Porto Alegre por muitos anos, até por ser completamente inovadora para a época. Trazia muitos produtos do Exterior quando isso era ainda muito raro. A volta da marca a seu local de origem, em um momento em que o próprio Centro Histórico também está se revitalizando, deixa esse retorno ainda mais simbólico — afirma.
* Colaborou Mathias Boni