Os uniformes da tripulação da Latam vão poder ser "usados" pelos passageiros durante o Rock in Rio Brasil 2022. A iniciativa envolve artesãs de Porto Alegre e Novo Hamburgo, que integram a rede formada pela Revoada.
O papel das costureiras será transformar em bolsas cerca de 10 toneladas de uniformes usados a bordo das aeronaves da empresa.
O resultado do trabalho será distribuído para passageiros da rota Congonhas-Santos Dumont do próximo dia 10 de setembro. A consultoria, sediada em Porto Alegre e na cidade de São Paulo, é especializada em reutilização criativa (upcycling, no jargão do segmento) para reduzir o uso de recursos por meio do design sustentável.
Nesse projeto, foi criada uma estratégia para fazer o reaproveitamento dos uniformes envolvendo diferentes formas de reuso e impactando uma rede de mais de 5 mil pessoas, em sua maioria mulheres em situação de vulnerabilidade. Os uniformes transformados foram doados para diferentes ONGs, e viraram matéria-prima para a criação de novos produtos em workshops realizados em comunidades de periferias.
Todas as bolsas distribuídas aos passageiros são fruto do trabalho de 12 costureiras, entre os grupos Copearte, Filhas de Eva e Atelier Emílio, que ficam em Porto Alegre e Novo Hamburgo. No total, a rede formada pela Revoada em parceria com a Latam vai produzir mil bolsas a partir dos uniformes.
* Colaborou Mathias Boni