Realizada em julho, a 25ª Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios do Sebrae-RS mostrou que 30% dos pequenos negócios do Rio Grande do Sul indicaram alta no faturamento em relação ao mês anterior. Com sete pontos percentuais de crescimento em relação à última consulta, o indicador foi o maior desde janeiro de 2021.
Grande parte dos entrevistados também está otimista em relação ao futuro dos negócios. Conforme a pesquisa, 77% dos empreendedores esperam aumentar o faturamento nos próximos meses, dos quais 62% acreditam que o aumento será de até 30%.
— Os números indicam que a atividade econômica está em curva ascendente, e desta forma, beneficia tanto o desempenho quanto a confiança da cadeia que move os pequenos negócios — avalia o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Godoy.
Ainda segundo o estudo, 39% dos pequenos negócios do Estado indicaram estar indo bem, e 24% informaram ter planos de expansão para os próximos seis meses. Os dois indicadores atingiram o maior patamar deste ano.
A pesquisa também indicou que a proporção de empresários confiantes na melhora da situação econômica do Rio Grande do Sul cresceu 10 pontos percentuais, chegando a 52%, enquanto 65% do total confiam na melhora do ramo específico de atividade do seu negócio.
* Colaborou Mathias Boni