O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
No primeiro semestre deste ano, os vinhos da linha Aurora Indicação de Procedência (IP) Pinto Bandeira, assim como o espumante Aurora Extra Brut IP Pinto Bandeira dobraram as vendas em comparação com igual período de 2021. Em relação aos seis primeiros meses de 2011, ano seguinte à obtenção da IP Pinto Bandeira junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o aumento das vendas é exponencial: 500%.
Por serem produtos de maior valor agregado, os rótulos atraem uma fatia de público que, muitas vezes, já são de consumidores assíduos de vinhos, e que entendem e valorizam a bebida com Indicação Geográfica.
A região também está na expectativa da obtenção da Denominação de Origem (DO) Altos de Pinto Bandeira, que será a segunda do país (hoje só existe a DO Vale dos Vinhedos) e que será a única no Hemisfério Sul a ter uma certificação exclusiva para espumantes. A tão aguardada publicação do INPI tem previsão para sair neste ano e contemplará entre os rótulos os premiados Aurora Extra Brut Pinto Bandeira e Gioia Sur Lie Nature.
De olho no mercado de produtos de vinhos de alta gama (premium e super premium) e na valorização vitivinícola de Pinto Bandeira, a Vinícola Aurora abriu recentemente sua propriedade no local para experiências enoturísticas únicas, como o Wine Walk e Piquenique em meio aos jardins. O investimento visa atrair justamente os clientes que buscam atrativos intimistas e que estejam dispostos a consumir rótulos de maior valor agregado. A propriedade de mais de 20 hectares em Pinto Bandeira foi adquirida pela Aurora na década 1970 e até então não recebia turistas.
* Colaborou Mathias Boni