O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
A firmeza da madeira é um dos pilares da Cassol. Há 64 anos, completados em 24 de julho, a Madeireira Serrana, na cidade catarinense de Urubici, foi o início de tudo. Algum tempo depois, em São José (SC), foi criada a Madeireira Cassol. Atualmente, com a abertura inédita de duas lojas no mesmo dia (14/07), em Sapucaia do Sul e em Viamão, Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), a empresa contabiliza 24 unidades em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Assim, ocupa a liderança no varejo de materiais de construção na região sul do país e figura entre as cinco maiores varejistas do segmento em escala nacional. A previsão é encerrar 2022 com 27 lojas e inaugurar outras 10 em 2023.
A empresa segue determinada em fortalecer e expandir a presença nos três Estados do Sul. Aliás, esse é o movimento basilar na empresa. Começou ainda na década de 30, quando Ernesto Antonio Cassol, avô do CEO Rodrigo Seara Cassol, decidiu, sozinho, empreender no setor madeireiro, em Dona Francisca, interior do Rio Grande do Sul. Depois, já com outra configuração e sócios, espalhou-se para Santa Catarina por meio da serraria em Urubici, e chegou ao Paraná, em 1992, já pelo varejo de materiais de construção.
– Temos muito orgulho da nossa história. Imagine que o assoalho de vagões do metrô de Londres recebeu madeira da Cassol – conta Rodrigo.
As próximas operações a serem inauguradas estão em Blumenau e Tubarão (SC) e Canoas (RS) – em um home center de 3 mil metros quadrados dentro do Cassol Park Mall. Joinville e Itajaí (SC), Colombo e Bairro Xaxim em Curitiba (PR); e São Leopoldo, Novo Hamburgo, Capão da Canoa e Santa Cruz do Sul (todas no RS) deverão integrar o mapa da Cassol em 2023. No total, mais de 400 empregos serão gerados..
Para setembro, também está programada a conclusão da obra de R$ 30 milhões no Centro de Distribuição (CD) de Canoas, que, dos atuais 17 mil metros quadrados, vai passar a 27 mil metros quadrados.
– O objetivo é ampliar o estoque no RS para ter entrega no dia seguinte, como estamos fazendo em Florianópolis em um raio de 60 km. Por exemplo, um dos itens mais comprados pelos consumidores gaúchos, as cerâmicas, vamos poder triplicar a oferta com a ampliação no CD – assegura Rodrigo, que atua no Grupo há mais de duas décadas.
* Colaborou Mathias Boni