O Rio Grande do Sul é o Estado que mais contrata imigrantes no programa Oportunidades – Integração no Brasil, coordenado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), filiada à Organização das Nações Unidas (ONU).
Desde o início de 2021, mais de 1,2 mil contratações formais de imigrantes foram realizadas por empresas no Estado, incluindo Asun Supermercados, John Deere, Lojas Renner e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
O programa existe em seis Estados – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás – e no Distrito Federal. Ainda neste ano, Pernambuco, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul devem se juntar à operação no país.
Coordenado pela OIM, e com financiamento principal da Usaid, a agência dos Estados Unidos para desenvolvimento internacional, o programa tem o objetivo principal de contribuir para o acolhimento dos imigrantes no Brasil a partir de sua inserção no mercado de trabalho.
A agência da organização filiada à ONU em Porto Alegre oferece cerca de 350 cursos gratuitos de capacitação profissional aos imigrantes que chegam ao Rio Grande do Sul, incluindo aulas de português em todos os níveis. Além disso, articula com empresas locais a contratação desses profissionais a partir de suas qualificações e das demandas de cada companhia.
Os imigrantes podem, ainda, seguir a trilha do empreendedorismo oferecida pelo programa. Nesse caso, após a realização de cursos específicos, recebem mentoria com profissionais de mercado, equipamentos eletrônicos para utilizar no negócio, e até "capital semente" (aquele "dinheirinho para começar") para iniciar a operação.
— O programa tem quatro eixos. Capacitação, com os cursos profissionalizantes e de português, empreendedorismo, com incentivos específicos, empregabilidade, a contratação por empresas no Estado, e acesso à informação, com nosso serviço de assessoria jurídica e demais áreas básicas de que precisam para regularizar a situação no Brasil — explica Iurqui Pinheiro, o advogado porto-alegrense que dirige o escritório da OIM na Capital.
Além das mais de 1,2 mil contratações no Rio Grande do Sul pelo programa desde o início do último ano, cerca de 600 outros imigrantes no Estado optaram pelo empreendedorismo e estão com negócios em funcionamento, como lojas de roupa, lancherias e salões de beleza. Muitas vezes, empregam outros imigrantes e trabalhadores brasileiros.
O escritório da OIM em Porto Alegre fica na Avenida Salgado Filho, 49, no Centro Histórico, e atende de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h, e no sábado, das 9h às 15h30min.
* Colaborou Mathias Boni