A retomada das viagens está acelerando projetos de novos hotéis no Estado. Só a rede Laghetto, que agora tem 15 unidades entre Gramado e Canela, tem dois planos ousados: um hotel em Encantado, aos pés do Cristo Protetor, e outro dentro do campus da PUCRS, em Porto Alegre.
À coluna, o diretor de novos negócios da Laghetto, Luiz Paulo Yamaguchi, confirmou que o de Encantado "vai sair". O foco é o turismo religioso que o Cristo Protetor atrai para a cidade. Já o da PUCRS, detalha, ainda é exige estudos de viabilidade.
Com a obra do Cristo Protetor finalizada em abril, era previsível que alguma rede percebesse o potencial de um hotel para abrigar curiosos e que valoriza a obra pelo cunho religioso. Conforme Yamaguchi, no caso de Encantado, o hotel será de um grupo de investidores, e a Laghetto vai administrar o empreendimento.
No caso da PUCRS, avisa que nada "está assinado", mas a ideia é, sim, construir um hotel dentro do campus. Seriam usados os prédios 2 e 3, que estão em desuso pela universidade e passariam por um "retrofit" (reforma ampla). Um abriga o restaurante universitário e outro, a Fundação Irmão José Otão. Se no caso do hotel em Encantado, o foco está o turismo religioso, nesse é para atender a demanda de viagens por motivos de saúde, já que ficaria em frente ao Hospital São Lucas e à passarela.
*Colaborou Mathias Boni