O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
Principal foodtech global de alimentos alternativos à base de plantas para produtos de origem animal, a NotCo decidiu expandir a sua área de atuação, passando a oferecer a sua linha de produtos na íntegra também na região sul do país. Com esse movimento, os principais mercados do estado Rio Grande do Sul passam a contar agora com todas as categorias da marca em suas gôndolas.
Empresa de tecnologia de alimentos com crescimento mais rápido na América Latina, a NotCo, unicórnio (valor acima de US$ 1 bilhão) global, utiliza tecnologia proprietária de inteligência artificial para mapear a estrutura molecular de alimentos com proteína animal para construir receitas originais 100% à base de plantas que buscam garantir a mesma experiência sensorial dos pratos prediletos dos brasileiros, além de promover o consumo de impacto ambiental responsável. É a criadora dos produtos referência no mercado à base de plantas, como NotMilkTM, NotBurgerTM, NotChickenTM, NotIceCreamTM e NotMayoTM.
– Na NotCo não utilizamos ingredientes de origem animal em nenhum de nossos produtos. Sabemos que a produção animal é prejudicial para o planeta e o quanto as alternativas vegetais economizam recursos sendo mais sustentáveis. Temos o objetivo de fazer a alimentação 100% vegetal chegar a mais pessoas e acreditamos que é disseminando essa ideologia que as grandes mudanças acontecerão – explica Maurício Alonso, general manager da NotCo Brasil.
Para produzir seus produtos, a NotCo inova ao usar Inteligência Artificial para recriar alimentos de origem animal usando apenas plantas. Trabalhando com um algoritmo próprio, apelidado de Giuseppe, a ferramenta é responsável por buscar em sua base de dados qual a combinação de vegetais que irá gerar um alimento com sabor, textura, aroma e aparência mais similares possível do alimento replicado.
Segundo informa a empresa, a decisão pela ampliação na distribuição de sua linha para mais uma região primordial do país, como o Rio Grande do Sul segue uma tendência esperada do mercado, que dá indícios positivos para os produtos alimentícios à base de plantas. Apenas em 2021, crescimento no consumo de comidas à base de plantas na região do sul do país foi de 30%, conforme dados da NotCo.
Por conta desse aumento, a marca traçou uma estratégia de vendas para atender essa demanda, e agora passa a ser comercializada em mais de 1300 novos pontos de vendas nas principais redes de varejo dos três estados sulistas.