O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
A pandemia de coronavírus foi um tempo de novos desafios no mercado. Mas também uma oportunidade de se reinventar. E foi um período de amplo crescimento para o Grupo Medical San, fabricante gaúcha que oferece soluções tecnológicas para os setores de estética, dermatologia e saúde, com sede em Estrela, no Vale do Taquari.
Quando a pandemia limitou os atendimentos dos profissionais da área de estética, por exemplo, o Grupo desenvolveu e lançou, em cinco meses, uma linha de produtos portáteis, que permitia ao profissional se deslocar com o equipamento e ganhar mais mobilidade nos atendimentos. A empresa também triplicou o número de distribuidores flexibilizando as negociações. Como tinha estoque de matéria-prima, a produção não parou e garantiu o abastecimento do mercado durante todo o período.
Com isso, a Medical San registrou um crescimento acelerado nos últimos dois anos. Em 2021, obteve uma alta recorde de 240% no faturamento sobre o ano anterior, atingindo R$ 84 milhões. Assumiu a liderança nacional da produção de aparelhos para criolipólise ( procedimento de redução de gordura localizada) e está entre as três principais empresas do setor de Health and Beauty.
Ao longo dos últimos oito anos, o grupo passou pela transformação de empresa varejista para fabricante dos produtos.
– O processo se iniciou com uma mudança de mentalidade, pois, embora o mercado seja o mesmo, o modelo de negócio é diferente – destaca Mauro dos Santos Filho, CEO do Grupo Medical San.
Segundo ele, foi necessário "ampliar a mente" e entender sobre processos, certificação, leadtime de matéria-prima, giro de estoque e fluxo de caixa. Tudo isso, afirma, somado ao desafio de atrair e desenvolver pessoas com habilidades específicas e compatíveis com a cultura da companhia.
– A partir deste momento, entramos em um círculo virtuoso que não para de evoluir, se adaptar e crescer – acrescenta.
Em março, o Grupo lançou a MedStart, nova linha terá equipamentos mais acessíveis do que os produzidos atualmente pela empresa. A marca foi criada para atender ao público crescente de recém-formados e para profissionais que estão no começo de suas trajetórias no ramo da Estética, Fisioterapia e Dermatologia.
O mercado deste tipo de equipamento tem crescido uma média de 9,8% ao ano. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o segmento registrou nos últimos cinco anos a entrada de mais de 480 mil novos profissionais, gerando uma demanda significativa na procura por novas tecnologias.