O jornalista Rafael Vigna colabora com a colunista Marta Sfredo, titular deste espaço.
Considerada a maior conferência de tecnologia e inovação do Brasil, a Gramado Summit chega a sua quinta edição em abril. Realizado no município da Serra gaúcha, desde sua criação, o evento estima a participação de 4,5 mil pessoas ao longo de três dias.
A organização realizou um levantamento com previsão do impacto econômico para a edição de 2022 e o cálculo prevê um gasto médio de R$600 por dia (incluindo despesas em hospedagem, alimentação e transporte), o que geraria R$ 8 milhões diretos para a economia local.
Com exceção dos valores injetados diretamente no comércio de Gramado, o evento possui uma feira para geração de negócios. Nesse espaço, estão grandes e pequenas empresas de cidades do Brasil e, também, iniciativas da região, que acabam fechando parcerias e contratos, alguns deles, em longo prazo.
Outro aspecto pensado para impactar a economia local é a data escolhida (de 6 a 8 de abril) em período de menor movimentação.
— Desta forma, conseguimos auxiliar na geração de capital da cidade — aponta o CEO do evento, Marcus Rossi.
A meta, comenta Rossi, é revolucionar a matriz econômica da cidade, com a oferta de receitas alternativas para a região além da atividade turística. Atualmente, cerca de 85% do PIB do município tem origem no turismo. Além da influência no comércio local, a conferência incentiva a criação de startups e iniciativas inovadoras no município.
Em 2022, a Gramado Summit 2022 acontece de 6 a 8 de abril, no Serra Park, em Gramado/RS. Serão 140 palestrantes divididos em quatro palcos de conteúdo, voltados
para discussões sobre empreendedorismo, finanças, vendas e marketing, indústria e transformação digital.
Entre os nomes confirmados para o evento estão Luiz Pondé (Filósofo), Kim Farrell (TikTok), Alfredo Soares (VTEX), Helena Bertho (Nubank), Núbia Mota (Adobe) e Eduardo Picarelli (Heineken). Além disso, cerca de 200 empresas participam da feira de negócios.