Depois de crescer apenas expandindo o próprio negócio durante a pandemia, a investech Nelogica comprou a ComDinheiro, um oásis de credibilidade no confuso mercado de formação de investidores, em que algumas educam, outras deseducam.
É a primeira aquisição desde que a Nelogica recebeu aporte de R$ 550 milhões da Crescera (antiga Bozano) e da Vulcan Capital, no fim de 2020. Na época, a gaúcha havia sido avaliada em R$ 2,9 bilhões. O valor da aquisição não foi informado.
A Nelogica foi fundada em 2004, por Marcos Boschetti e Fabiano Kerber, colegas no curso de Ciências da Computação da UFRGS. A Comdinheiro foi fundada em 2012 pelo professor e especialista em finanças Rafael Paschoarelli, com finalidade acadêmica. Com o tempo, acabou virando referência para bancos, seguradoras e gestoras com análises e compilações de dados financeiros no mercado de capitais e mesmo renda fixa. Paschoarelli seguirá à frente do negócio, que se transforma em uma unidade da Nelogica.
Em nota, Marcos Boschetti, CEO da Nelogica, afirmou que, com a chegada do Comdinheiro, a empresa amplia os serviços prestados a investidores e expande dentro de seu negócio principal. E avisa:
— O grande beneficiado sem dúvida será o mercado que contará, nos próximos meses, com algumas inovações nunca vistas.
O principal produto da empresa é o Profit, ferramenta de análise de mercado. Mais recentemente, a Nelogica lançou a Vector, voltada para investidores que operam com criptomoedas. A companhia também tem produtos voltados para investidores institucionais.