O aumento da cobertura vacinal tem favorecido empresas envolvidas na realização de eventos presenciais, como casamentos. A startup O Amor é Simples, que oferece opções mais acessíveis e menos tradicionais de vestidos de noiva, teve alta de 22% nas encomendas no segundo semestre de 2021 em relação aos seis meses anteriores.
Para a empresa, o resultado indica aquecimento do setor pela primeira vez desde o início da pandemia. Segundo Laís Ribeiro, uma das idealizadoras do projeto, além da volta dos eventos, o acréscimo está relacionado com a escassez de vestidos para pronta-entrega:
— Durante a pandemia, boa parte da produção das fabricantes foi interrompida, mas continuamos fazendo. Isso nos deu estoque para atendermos rapidamente aos pedidos que estão chegando agora.
Além da escassez de vestidos, outra mudança gerada pelo período pandêmico foi no comportamento das clientes, que têm feito pedidos mais perto das datas em que vão casar. Cerca de 15% das compras foram feitas para datas em até dois meses, e 50% em até seis meses.
— Antes, a maioria dos pedidos eram para casamentos que ocorreriam entre seis meses e um ano. Nunca tínhamos visto nada assim. O comum é que o vestido, assim como os outros preparativos para o casamento, sejam pensados com bastante antecedência — afirma Laís.
Na avaliação da empresa, a mudança pode estar relacionada com dois fatores: a escolha por cerimônias mais simples, com menor tempo de planejamento, e a decisão dos noivos de aproveitar o momento de relativa segurança sanitária para garantir o casamento.
Conforme a coluna antecipou, em julho a empresa lançou um novo serviço de venda de moldes digitais de vestidos. Para este ano, a projeção é faturar R$ 1 milhão, mesmo volume do ano passado — período em que entregou pedidos feitos na pré-pandemia.
* Colaborou Camila Silva