Para ampliar a presença de pessoas negras no mercado financeiro, a XP Investimentos está lançando um programa de formação de assessores exclusivo para esse grupo. O projeto Vem Transformar oferece 600 vagas para cursos de educação financeira.
Os alunos serão preparados para obter a certificação da Associação Nacional de Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord), que é necessária para quem deseja atuar como agente autônomo de investimento (AAI).
Marta Pinheiro, sócia e diretora de Cultura & ESG da XP, afirma que a diversidade racial do país deve ser refletida no ambiente de trabalho. Segundo ela, só assim a empresa vai conseguir "desenvolver as melhores soluções em investimento para diferentes necessidades e pessoas".
Em agosto, a XP e a Ável Investimentos (assessoria digital de Porto Alegre e parceria da XP) foram duramente criticadas após a divulgação de foto dos colaboradores das empresas. A falta de diversidade foi questionada nas redes sociais, já que todos os funcionários (cerca de cem pessoas) eram homens brancos.
O projeto é feito em parceria com a Blacks by XP Inc, coletivo formado por pessoas negras que atuam na empresa. Faz parte de um plano criado pela diretoria de ESG, em março de 2020. Para se inscrever, é necessário se autodeclarar pessoa preta ou parda. Os aprovados no exame participarão de processos seletivos dos escritórios de agentes autônomos parceiros da XP.
Segundo afirma Ana Melo, líder de D&I e sócia da XP, a empresa fez estudos para identificar quais barreiras impedem a inclusão de profissionais diversos no mercado de trabalho. Um dos principais obstáculos é a formação de qualidade. Esse dado levou à criação do projeto. Segundo a empresa, serão investidos cerca de R$ 35 milhões em iniciativas voltadas à diversidade, inclusão e equidade racial para o público interno e externo.
* Colaborou Camila Silva