A Ânima Educação, que comprou duas universidades gaúchas — UniRitter e a Fadergs —, recebeu investimento de R$ 1 bilhão da DNA Capital. Com a negociação, esse fundo global de private equity (especializado em comprar partes de empresas) terá 25% da Inspirali, braço de medicina.
Segundo a Ânima, o objetivo da transação é acelerar os esforços de expansão da Inspirali. Para viabilizar a transação, a Ânima tornará a Inspirali uma empresa independente.
O negócio fez as ações da Ânima subirem. Conforme análise da XP Investimentos, com a negociação, a empresa deve consolidar sua posição como um "grande player de medicina". Atualmente, o grupo tem cerca de 2 mil vagas de medicina aprovadas, com potencial de 12 mil alunos (na fase de maturidade da empresa).
Além disso, caso a empresa consiga a aprovação de 485 vagas adicionais nas unidades atuais, o número de alunos poderá aumentar para 15 mil na maturidade. Com a separação das empresas, a Inspirali — dos quais 75% seguem com a Ânima — terá 100% das escolas de medicina e fatia 55% nas escolas híbridas, enquanto a Ânima ficará com o restante, bem como 100% nas escolas que não são focadas em medicina.
* Colaborou Camila Silva