Na segunda-feira (15), quando a coluna relatou que argentinos ainda não podem entrar por terra no Brasil, leitores apontaram dificuldades de cruzar daqui para lá.
A coluna voltou a fazer contato com o consulado da Argentina em Porto Alegre para checar se, de fato, os brasileiros podem ir, mas os argentinos não podem vir.
Cônsul adjunto, Hernán Palmieri garantiu que a passagem por Uruguaiana está liberada para brasileiros. E explicou que ainda há dificuldades na travessia por São Borja porque as regras para controle da pandemia exigem um corredor sanitário, com infraestrutura inclusive para fazer testes.
Claro, há exigências relativas ao controle do coronavírus, como em qualquer outro país: brasileiros não residentes na Argentina precisam ter comprovante de vacinação (com duas doses, se não for Janssen), teste PCR feito com 72 horas de antecedência e ainda seguro médico que cubra despesas com eventual contágio por covid-19.
Para lembrar, a Casa Civil respondeu a consulta da coluna sobre quando seria aberto o caminho de lá para cá com uma manifestação promissora, de que até a sexta-feira (19) haveria um "novo posicionamento". A coluna vai cobrar.
Confira o posicionamento completo da Casa Civil
A Casa Civil aguarda estudos do cenário epidemiológico e as análises técnicas do Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária para, somente assim, reeditar a portaria vigente. A expectativa é que nos próximos 7 dias haja um novo posicionamento a respeito do tema.
* Colaborou Camila Silva