Correção: a loja é a primeira a ser inaugurada no Rio Grande do Sul e não na região Sul, como informado entre 16h48min de quinta-feira (25) e 16h de sexta-feira (26). Também foi corrigida a informação de que a unidade é a sétima do país, o correto é 27ª loja.
No dia em que clientes formam filas do lado de fora do Iguatemi Porto Alegre, na zona norte de Porto Alegre, a rede varejista Riachuelo inaugurou, no primeiro piso do shopping, a primeira unidade da marca de roupas infantis norte-americana Carter's do Rio Grande do Sul e 27ª no país.
À coluna, o diretor-executivo de canais e marketing da Riachuelo, Elio Silva, explicou como funciona a parceria. Há alguns anos, a varejista brasileira é autorizada a revender os produtos Carter's no setor infantil. Com o "amadurecimento da parceria", propôs um modelo de franquia no país para abertura de unidades exclusivas de produtos da marca:
— Garantimos que iríamos operar com o mesmo modelo utilizado pela marca em suas unidades do Exterior.
Elio detalha que a pandemia não travou o projeto. Na avaliação do diretor-executivo, o cenário pandêmico afetou a empresa, mas também impôs processos de aprendizagem em diversas áreas, incluindo a tecnologia.
— Em março de 2020, sofremos com o susto inicial e fomos ajustando o modelo de negócio de acordo com as normas vigentes. Neste ano, mesmo com algumas restrições, já estávamos mais preparados, avançamos bastante na área digital e amaduremos processos — detalha.
Em relação à Carter's recém-inaugurada, Silva pontua que as expectativas são "as melhores possíveis". Com base na experiência das unidades gaúchas da Riachuelo, a projeção é que a loja tenha uma aderência "muito forte" dos clientes. A varejista brasileira tem contrato de franquia com a Carter's por 10 anos. A meta é abrir 60 lojas nesse período.
Além deste projeto, a empresa prepara a abertura de uma unidade da Casa Riachuelo no Rio Grande do Sul. A loja, voltada para o segmento que cresceu muito durante a pandemia, ainda não tem uma data para abrir, mas Silva adianta que será "em breve."
— Já consideramos esse formato bastante vencedor. De certa forma, fomos impulsionados pelo isolamento social, pois as pessoas estavam - e ainda estão - preocupadas com o ambiente em que passaram a ficar mais tempo. Mesmo com a volta do convívio social, as pessoas seguem interessadas em decorar e transformar o ambiente familiar — detalha.
* Colaborou Camila Silva