Esclarecimento: a Semente foi uma apoiadora técnica desde a fundação dos institutos Caldeira e Hélice, mas o desenho desses hubs de inovação foi feito internamente.
Especializada em educação empreendedora, a empresa Semente Negócios está avançando pelo país por meio de parcerias com o poder público.
Desde março do ano passado, a empresa observou aumento no número de editais de governos que buscam programas de inovação, como estrutura de hubs e conexão com startups.
No mercado desde 2011, a empresa promove ações, programas e projetos de educação empreendedora que tem a inovação como ferramenta central. Segundo Marcio Jappe, sócio-fundador e CEO da empresa, durante a pandemia a empresa eliminou o fator geográfico para a prospecção de clientes.
Com sede em Porto Alegre, a Semente já desenvolveu projetos em todas as regiões. No Estado, a Semente apoia projetos com hubs de inovação como os institutos Hélice e Caldeira. Há pouco, fez parceria com o governo de Rondônia. Com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico na região, a Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) lançou o HUB.RO.
Montado em um shopping da região, o local funciona como um espaço para fomentar
o ecossistema de empreendedorismo e inovação. O projeto desenvolvido pelos gaúchos inclui o mapeamento do ecossistema, desenvolvimento e aceleração de startups e empreendedores na região.
No Sudeste, a empresa fechou um contrato com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). O projeto prevê o desenvolvimento de uma parceria com startups que apresentem soluções inovadoras para resolver desafios selecionados pela população. Entre as demandas, está o combate às milícias no Rio de Janeiro.
* Colaborou Camila Silva